É que o Brasil, com um Nobel, empataria com a Argentina.
É possível que as comparações entre os dois países, que desde criança ouvia dos mais velhos, tenham influenciado na sua encanação de comparar os feitos de cada um deles. Adulto, maduro, os amigos diziam que era "opiniático". "Só os velhos são opiniáticos". E ele não se considerava um velho. Apesar disso, ele admitia pelo menos uma encanação: A irresignação com a falta de um Prêmio Nobel para o Brasil; ainda que isto levasse a novas comparações com a Argentina.
" ... não temos Premio Nobel, mas vencemos a Copa do Mundo de Futebol por cinco vezes ... ", conformava-se. "Mas a Argentina ... a Argentina já ganhara duas Copas do Mundo. Uma com gol de mão, do Maradona contra a Inglaterra; bom ... mas isto poderia ser vingança contra as Falklands, as Malvinas. Não interessa, uma das copas foi com gol de mão. "
"E a outra Copa de Futebol que a Argentina ganhou foi comprada do Peru. Paga com um navio de trigo; entregue no porto de Callao. Aproveitaram-se de que o Peru estava em crise, ofereceram um navio de trigo ... ganharam de seis a zero. A vitória saiu barato, baratíssimo aos argentinos ... um navio de trigo ! " Não se cansava de repetir.
" Mas, eles têm Nobel. Cinco. De Nobel a Argentina tinha cinco. ... Sendo dois da Paz. "
O balanço poderia estar mais favorável para o Brasil: nós com seis Copas e eles com um Papa e cinco Nobel .
" Sim, este é o escore moral ! "
"Mas se eu conseguir um Nobel o placar, pelo menos o escore moral, estará empatado ! Sete a sete."
Para conseguir um Nobel ele esperava contar com a ajuda de Silvia, que morava em Estocolmo. Tinha certeza que ela se lembraria dele ... tudo bem que era quase uma criança ... mas Julieta, quando se apaixonou por Romeu, tinha 13 anos ... e, se seus cálculos estivessem certos ... naquela época Silvia tinha 14 ... a idade das paixões inesquecíveis.
Quando apresentou-se por carta a Silvia, não houve oportunidade de Ildefonso dizer-lhe que redigira uma defesa do Brasil, como país; sobre a resistência da Academia de Ciências da Suécia em conferir um Premio Nobel para algum brasileiro.
Foi assim que, gastando os poucos recursos que tinha, decidiu enfrentar a Suécia. E também a Noruega, que era quem escolhia e entregava o Nobel da Paz.
Não seria "ele" ao invés de "ela" na frase abaixo:
ResponderExcluir... ela , naquela época , tinha 14 ... a idade das paixões inesquecidas .
Penso que é "ela " porque refiro-me à amada do personagem : a Silvia .
ExcluirSaudações
José Amaral